Em meio aos resquícios da noite da virada, na Praça Cairu, fiéis caminharam em busca de bênçãos para 2015, na manhã desta quinta-feira, 1º. Logo depois, parte deles seguiram a segunda etapa da procissão marítima em homenagem ao Senhor Bom Jesus dos Navegantes e à Nossa Senhora da Boa Viagem.
Católico assumido e devoto sempre emocionado, como se classifica, o aposentado Presídio Machado de Souza, 67 anos, acompanha a celebração eucarística e segue o cortejo com o barco de passageiros há sete anos.
Para ele, a primeira missa do ano, realizada na igreja da Conceição da Praia, "é sinônimo de renovação das energias para o ciclo que se inicia". Já o retorno da imagem de Bom Jesus para a Boa Viagem, onde foi embarcada no dia 31, é considerado um ritual necessário todos os anos.
O bispo auxiliar, dom Gilson Andrade da Silva, que proferiu a missa que antecedeu o cortejo, acredita que a celebração é um estímulo para que os cidadãos reflitam sobre a paz. Ele acredita que essa herança cultural tem o poder de fortalecer os laços entre as pessoas.
"Essa é uma tradição que percebemos que se mantém. Houve um certa queda, porém, me parece que vai sendo retomada esse fortalecimento da devoção e ao mesmo tempo da procissão", complementa dom Gilson. (As informações do A Tarde)
Nenhum comentário:
Postar um comentário