domingo, 20 de junho de 2010

JUAN MANOEL SANTOS VENCE ELEIÇÕES NA COLÔMBIA

Juan Manuel Santos, candidato governista à presidência da Colômbia, venceu as eleições locais realizadas neste domingo (20). Com 53,9% das urnas apuradas, ele tem 69,21% dos votos segundo a agência Reuters. Ele derrotou Antanas Mockus, candidato de oposição e prefeito da capital Bogotá.

A Colômbia começou a votação às 8h locais (10h de Brasília). Ela ocorria com tranquilidade, sem incidentes graves, segundo o ministro do Interior, Fabio Valencia. No mais grave, uma explosão matou sete policiais no departamento de Norte de Santander, próximo à fronteira com a Venezuela. Quatro militares morreram em outros incidentes.

Quase 30 milhões de colombianos escolhem o sucessor de Uribe em uma votação na qual o favorito é seu herdeiro político, o ex-ministro da Defesa Santos.

Aos 58 anos, Santos por pouco não venceu no primeiro turno, em 30 de maio, quando recebeu 46,6% dos votos. Seu concorrente é ex-prefeito de Bogotá (1995-97 e 2001-04). Mockus, também com 58 anos, do Partido Verde, obteve 21,5% dos votos.

Segundo a última pesquisa anterior ao segundo turno, do instituto Invamer Gallup, Santos ganharia com 65,1% dos votos, contra 28% de Mockus. (As informações são do G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário