domingo, 22 de julho de 2012

CRECHE BÉU MACHADO CORRE RISCO DE FECHAR

A creche funciona em tempo integral e atende crianças de 1 a 5 anos
Fundada há 26 anos, a Creche Béu Machado, na Boca do Rio, corre o risco de fechar as portas e deixar desamparadas as 180 crianças carentes que atende. A instituição passa por uma séria crise financeira e tem dificuldades para arcar com os custos.
A creche sobrevive de doações, que diminuíram nos últimos seis anos. “Não conseguimos arrecadar nem 20% das nossas despesas”, explica Sidna Andrade, voluntária da creche.

Ela explica que a instituição carece de alimentos, produtos de limpeza, doações em dinheiro, móveis, material escolar e roupas para o bazar beneficente.
Como não dispõe de veículo próprio, é preciso alugar uma caminhonete para recolher as doações daqueles que não podem ir até o local. “A diária custa R$ 120, fora o combustível. Se tivéssemos um veículo próprio, poderíamos pegar mais doações e não teríamos este custo elevado”, diz Sidna.

Dívida - Por conta de processos trabalhistas com ex-funcionários do setor de telemarketing, a instituição tem uma dívida na Justiça e teve o terreno que ocupa penhorado. Diretora e co-fundadora da creche, Maria José Machado pede auxílio jurídico. “Precisávamos muito que algum advogado pudesse assumir nossos processos de forma voluntária”, diz.

Em razão da dívida, a instituição não pode fazer convênios com órgãos públicos. “Uma vez conseguimos um convênio com a prefeitura, mas o dinheiro foi tomado pela Justiça”, diz Maria José. Mesmo com tantas dificuldades, a instituição está fazendo o que pode para se manter.

Para Sidna, fechar a creche seria um retrocesso. “É preciso que a sociedade se mobilize para que este trabalho não acabe. Como se pode falar em tirar os jovens das drogas e do crime se tivermos que fechar a creche e mandar 180 crianças para a rua?”, afirma a voluntária. (As informações do A Tarde)

Um comentário:

  1. TEM TODA RAZÃO SENHORA DIRETORA, O GOVERNO VIVE FALANDO A RESPEITO DE NOSSOS JOVENS COMETENDO CRIMINALIDADES CADA VEZ MAIS E MAIS CEDO,PORÉM NO MOMENTO DE PRESTAR ASSISTÊNCIA Á UMA ENTIDADE CARENTE AS AUTORIDADES NÃO SE ACUSAM,NESSA HORA AS MÃES FAZEM O QUE DA VIDA QUANDO NÃO SE TEM CONDIÇÕES DE PAGAR ALGUEM PARA CUIDAR DE SEUS FILHOS?
    É FACIL FALAR A RESPEITO DE DIVIDAS MATERIAIS MAS QEM MAIS SOFRE COM TUDO ISSO SÃO NOSSAS CRIANÇAS.
    BOA SORTE PARA VOÇÊS NESSA LUTA

    ResponderExcluir