Quem utiliza o serviço das lanchas que fazem o transporte entre Salvador, Ilha de Itaparica e Morro de São Paulo, conta desde a quarta (25) com um serviço regularizado, que funcionava há cerca de 30 anos sem nenhum tipo de regulação.
Nesta quinta (26), porém ainda não havia nenhuma fiscalização por parte da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba). Depois da regularização, apenas empresas licitadas poderão prestar serviços aos usuários.
Para o vice-presidente da Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab) Lívio Galvão, “o passageiro vai saber que tem um respaldo de uma agência reguladora e que as empresas tem condições para realizar o serviço”.
Com a regulamentação, o Governo do Estado irá estudar a reforma dos terminais e a ampliação do píer de Mar Grande, que passa por problemas de operação durante a maré baixa. De acordo com Galvão, com o fim da reforma os barqueiros poderão trabalhar com barcos maiores e mais modernos.
Ainda segundo o vice-presidente da Astramab, as tarifas continuam a R$4,00 e só devem sofrer alteração em 2013. A Agerba foi procurada, mas não se pronunciou sobre a falta de fiscalização ontem. Além da regularização do transporte marítimo até o final do ano, o Governo deverá regularizar cerca de 200 linhas do transporte com complementar em cidades como Feira de Santana, Juazeiro, Entre Rios, Vitória da Conquista, Jacobina, Teixeira de Freitas e Jequié.
Nenhum comentário:
Postar um comentário