sexta-feira, 27 de julho de 2012

CAIXAS ELETRÔNICOS SÃO AUTORIZADOS A TROCAR REAL POR DÓLAR

Operações de compra e venda em moeda estrangeira poderão ser feitas em máquinas semelhantes aos caixas eletrônicos usados para saques no país. Decisão do Conselho Monetário Nacional (CMN) autoriza que instituições que já realizam operações de câmbio, como bancos e corretoras, instalem essas máquinas em locais de grande circulação de turistas.

Cada operação terá limite máximo de US$ 3 mil. A máquina fará a troca de moedas em cédulas - ou seja, o consumidor terá de inserir notas de real para sacar dólar ou vice-versa, por exemplo. Será preciso ter um cartão de bandeira internacional para realizar a operação. Isso servirá para identificar a pessoa que estiver trocando moedas, o que é obrigatório no Brasil. Não será possível comprar moeda estrangeira no cartão.

O objetivo da medida é facilitar a troca de moedas estrangeiras devido ao esperado aumento de turistas no país com a realização da Copa em 2014 e das Olimpíadas em 2016 no Brasil. “Essas máquinas vão funcionar 24 horas, inclusive nos fins de semana, justamente para atender as pessoas quando as instituições não estiverem funcionando”, disse o secretário executivo do Banco Central (BC), Geraldo Magela. Ele diz que cerca de 2 mil dessas máquinas já são utilizadas em quase toda a Europa.

Elas podem trocar qualquer moeda, mas o mais provável é que os bancos e corretoras ofereçam apenas as moedas mais negociadas, como dólar e euro. A decisão do CMN precisa ser regulamentada pelo BC, o que deve ser feito na próxima semana, segundo Magela. O início do uso das máquinas, no entanto, vai depender do interesse dos bancos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário