Começa a valer hoje (1º) o aumento de 2,7% nas passagens de ônibus interestaduais e internacionais de passageiros de linhas que percorrem mais de 75 quilômetros. O aumento foi autorizado na última quarta-feira (27) pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O reajuste não será aplicado ao transporte rodoviário interestadual e internacional semiurbano de passageiros, aqueles com distância até 75 quilômetros.
Apesar de o aumento estar previsto em contrato e de ser autorizado anualmente, muitos usuários desse tipo de transporte foram pegos de surpresa com o aumento. É o caso de Maria das Dores dos Santos, de 26 anos. Ela saiu na sexta-feira (29) de Parnaíba, no Piauí, às 9h30, para ir a Porto Velho (RO), onde conseguiu um trabalho como empregada doméstica. Como não havia ônibus que fizesse o percurso de forma direta, ela teve de vir primeiro a Brasília, onde chegou ontem (30), às 10h40.
O primeiro trecho da viagem – que faz acompanhada dos filhos Maílson e Neidson, de 13 e 14 anos – custou R$ 350. Só depois de chegar a Brasília, ela ficou sabendo do aumento das passagens para Porto Velho, e que teria de desembolsar R$ 908 para conseguir chegar ao destino. “Nossa viagem está sendo feita com o dinheiro contado. Eles tinham de nos deixar informados de que haveria esse aumento”, reclamou.
“Esse aumento não vem acompanhado da melhoria do serviço”, disse a agente funerária Karla Regina Vieira, de 39 anos, que vai de Brasília ao interior de Minas Gerais para uma audiência na Justiça, na qual cobra pensão alimentícia do pai de seu filho Luís Eduardo, 11. (As informações da Agência Brasil)
Nenhum comentário:
Postar um comentário