Entre os dias 11 e 21 de novembro, alunos do 3º ano do ensino fundamental da rede pública de ensino farão, pela primeira vez, um exame de caráter nacional. Um dos objetivos da prova é “oferecer subsídios à formulação, reformulação e monitoramento de políticas públicas e programas de intervenção ajustados às necessidades diagnosticadas”, segundo portaria do Inep, órgão do Ministério da Educação, publicada nesta semana no “Diário Oficial da União”.
Além da chamada ANA (Avaliação Nacional da Alfabetização), prevista no pacto nacional pela alfabetização na idade certa, estão agendadas para esse período a aplicação da Prova Brasil, para os alunos do 5º e 9º anos do ensino fundamental e a avaliação amostral da última série do ensino médio.
O exame é aplicado a cada dois anos e tem a função de avaliar a educação básica no país - ele é um dos principais componentes do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que analisa a qualidade de escolas, Estados e municípios.
Os alunos do 9º ano do fundamental e do 3º ano do ensino médio farão “em caráter experimental”, testes de ciências. Por isso, afirma a portaria, o exame para esses alunos será realizado em dois dias. A inclusão dessa disciplina foi anunciada pelo ministro Aloizio Mercadante (Educação) no início de 2012. Hoje, o exame analisa o desempenho dos alunos em matemática e português.
O resultado da prova aplicada aos alunos do 3º ano do fundamental será divulgado até maio de 2014. O desempenho dos demais estudantes será divulgado até julho do próximo ano. (As informações da Folhapress)
Nenhum comentário:
Postar um comentário