Salvador terá um reforço de 200 novos equipamentos de fiscalização eletrônica, entre radares fixos e móveis, lombadas eletrônicas e fotossensores. A informação é do superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller. Ele não informou onde os equipamentos serão posicionados, apenas que irão reforçar os 80 fotossensores, 50 radares e 50 lombadas eletrônicas já distribuídos pela cidade.
Os fotossensores são equipamentos dispostos ao lado da via com a função de fotografar motoristas que ultrapassam a velocidade máxima permitida, param na faixa de pedestres ou invadem o sinal vermelho. Já as lombadas eletrônicas autuam exclusivamente condutores que excedem as velocidades permitidas.
Paralelo ao reforço na fiscalização eletrônica, a Secretaria Municipal de Transporte e Urbanismo (Smut) estuda a possibilidade de implantação de uma via exclusiva na orla, da Pituba ao aeroporto. Só que ela será diferente das que já existem hoje. Seria uma espécie de corredor progressivo que, em alguns trechos, será compartilhado. “Ainda estamos analisando a possibilidade. Irei apresentar em breve o projeto ao prefeito”, informa o secretário municipal de Transporte e Urbanismo, José Carlos Aleluia.
O edital de licitação para aquisição dos equipamentos deve ficar pronto em julho e a previsão é, a partir daí, que o processo seja consolidado entre 90 e 120 dias. ônibus As mudanças devem ocorrer em conjunto com o processo de licitação dos ônibus. “Estamos terminando os termos de referência. Temos quase tudo definido”, informou o secretário José Carlos Aleluia.
Segundo ele, a cidade será dividida em três bacias e três consórcios irão operar o serviço. “Não vai haver mais esse número elevado de empresas. A ideia é que cada bacia assuma 1/3 da cidade. Uma fica com o Centro da cidade e a orla, outra com a região do Subúrbio...”, explica, sem dar muitos detalhes. A estimativa é de finalizar o edital entre o final de julho e o início de agosto.
O secretário informou ainda que, no prazo máximo de 15 dias, deve tornar pública a planilha que detalha a composição da tarifa. “Já estamos vendo isso. Essa é uma informação que tem que ser pública. Trata-se de um serviço público”, diz. Na quinta-feira, o prefeito ACM Neto havia dito que pediria que as empresas apresentassem as planilhas no prazo de uma semana.
Quanto à reivindicação do Movimento Passe Livre para que a cidade tenha a oferta de transporte público 24 horas por dia, ele diz que, contratualmente a oferta já existe — ou, pelo menos, deveria. “Se não tiver acontecendo isso, vamos cobrar. Mandei fazer um levantamento de onde há o problema e vamos atacar. Se tiver ausente 24h é porque algo está errado, porque o contrato prevê essa oferta. Se confirmarmos, a Transalvador tem que punir as empresas. Precisamos tratar esse assunto com rigor”, ressaltou. (As informações do Correio)
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