terça-feira, 25 de junho de 2013

PREFEITURA DESAPROPRIA PRÉDIO DA ANTIGA CLÍNICA ANA NERY PARA AÇÕES SOCIAIS DA SEMPS

A Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS) ganha mais um amplo espaço para abrigar moradores de rua de Salvador objetivando oferecer a eles uma vida digna, aproveitando as opções oferecidas pelo município. Nesse sentido, o prefeito ACM Neto assinou, dia 17 de junho, o Decreto número 24.008 autorizando a desapropriação de um imóvel com 4 pavimentos, com área total construída de mais de 3 mil m2, localizado no bairro da Liberdade, local onde funcionava a Casa de Saúde Ana Nery.

No prédio será implantado um abrigo para receber pessoas em situação de rua e violação de direitos, atendidas pelos técnicos da SEMPS. As pessoas acolhidas serão recepcionadas por assistentes sociais e psicólogos, encaminhadas para atendimento médico e orientadas a providenciar documento de identidade, primeiro passo para que tenham de volta sua cidadania e para que possam ter acesso aos serviços públicos e a vagas no mercado de trabalho.

Segundo o secretário Mauricio Trindade, a SEMPS também providencia a inclusão dos acolhidos nos programas sociais a exemplo do Bolsa Família e Minha Casa, Minha Vida, além de encaminhamento para cursos de formação e qualificação profissional, e emprego através do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (SIMM).

“ Não queremos apenas retirar as pessoas das ruas, mas sim oferecer a elas todas as condições para que resgatem sua autonomia como cidadãos, para que sejam reintegrados às suas famílias, aqui ou em suas cidades de origem, e para que consigam trabalho e, como consequência, condições de se auto sustentar”, afirma o secretário

Com pressa para agir, Mauricio Trindade já autorizou a ocupação do prédio, onde estão devidamente abrigados 612 pessoas que concordaram em deixar as ruas e praças da capital. Além de participar de oficinas terapêuticas e educativas, palestras sócio-educativas, acompanhamento psicossocial, os 612 abrigados receberão, ao longo da semana, - 25 a 28/06) o serviço do Bolsa Família Móvel, da SEMPS, que vai proporcionar a todos a possibilidade de se inscrever no Programa Bolsa Família, fazer atualização cadastral, se for o caso, e esclarecer dúvidas.

Por: Sergio Toniello

Nenhum comentário:

Postar um comentário