domingo, 30 de junho de 2013

PROTESTOS E FERIADOS CAUSAM PERDAS DE ATÉ 50% NO COMÉRCIO

O grau de expectativa foi inversamente proporcional ao desempenho do comércio baiano neste mês de junho. O que tinha tudo para ser um dos picos de vendas do ano com Dia dos Namorados, São João e Copa das Confederações, acabou sendo um fracasso para um dos setores com maior dinamismo da economia baiana. Uma conjunção de fatores como três feriados, dias "enforcados" e protestos espalhados pelas principais cidades do Estado resultaram numa queda das vendas na comparação com o mesmo período do ano passado.

Na raiz dos três fatores está a realização Copa das Confederações, que teve Salvador como uma das suas seis cidades-sede. Vendida como uma grande oportunidade para os comerciantes baianos - que participaram de diversos eventos sobre como potencializar os negócios no período - o torneio acabou sendo prejudicial ao setor, que arcou com vários dias de lojas com as portas fechadas.

Resumo do ato, nas palavras de Valnice Silva, gerente de uma ótica na avenida Sete de Setembro, foi um período em que "alguns encheram os bolsos, enquanto esvaziavam os do comércio".
Os resultados do mês ainda não foram consolidados pelas principais entidades que representam o setor. Mas há registros de perdas que chegaram a até 50% na comparação com o período junino do ano passado.

A rede de farmácias de manipulação A Fórmula, por exemplo, registrou uma queda de 20% nas suas 14 lojas. "Junho foi o pior mês do ano para a gente", garante Carlos Andrade, proprietário da empresa e vice-presidente da Federação do Comércio do Estado da Bahia (Fecomércio). Numa perspectiva otimista, o comércio baiano deve fechar o mês com crescimento zero. A expectativa inicial do setor era crescer pelo menos 4%.

A maioria dos empresários, contudo, acredita num resultado negativo, quebrando uma trajetória ascendente. No ano passado, o comércio baiano registrou um crescimento de 7,4%, de acordo com os dados do Produto Interno Bruto (PIB). (As informações do A Tarde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário