domingo, 22 de setembro de 2013

PAPA FRANCISCO ANUNCIA MAIS MUDANÇAS NA CÚRIA ROMANA

O papa Francisco anunciou neste sábado (21) novas mudanças na Cúria Romana, o "governo do Vaticano", informou a Santa Sé. O arcebispo Beniamino Stella, de 72 anos, que até agora era o responsável pela chamada "Escola de Núncios", foi nomeado Prefeito da Congregação para o Clero, dicastério vaticano que se ocupa dos seminaristas e sacerdotes. Stella substitui Mauro Piacenza, que agora assumirá a Penitenciária Apostólica, responsável pelas indulgências. A função era anteriormente do cardeal português Manuel Monteiro de Castro, que completou 75 anos em março, atingindo a idade de aposentadoria dos religiosos.

Outro italiano, Lorenzo Baldisseri, até agora Prefeito da Congregação para os Bispos e que foi secretário do último conclave, foi nomeado para liderar o Sínodo dos Bispos. Ele substitui o croata Nikola Eterovic, designado Núncio Apostólico na Alemanha. Quanto a Congregação para o Clero, o papa confirmou como secretário deste dicastério o espanhol Celso Morga Iruzubieta. Já o responsável para os seminaristas passa a ser o mexicano Jorge Carlos Patrón Wong. Essas são as primeiras mudanças do papa Francisco na Cúria romana após a nomeação, há algumas semanas, de Pietro Parolin como número dois do Vaticano.

Em 31 de agosto, Parolin foi escolhido pelo papa para ser seu secretário de Estado, o equivalente ao cargo de primeiro-ministro, substituindo Tarcisio Bertone. A saída de Bertone do cargo de secretário de Estado foi a mudança mais significativa que Francisco realizou na Cúria. Os anúncios são feitos dias antes do encontro, no início de outubro, do papa Francisco com oito cardeais, que vão refletir junto ao pontífice sobre a reforma no seio da Igreja.

Entre os temas em discussão estarão os problemas vividos pelas famílias católicas, em particular a situação dos divorciados que voltam a se casar. Na reunião com os cardeais que nomeou como conselheiros, marcada para 1 a 3 de outubro, o papa também falará sobre as reformas da Cúria e do Banco do Vaticano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário