O cirurgião – dentista Avilmar Passos Galvão, ex-presidente da Associação Brasileira de Odontologia, seção Bahia, da qual esteve à frente durante 15 anos, recebe na próxima sexta feira, cinco de novembro, o título de Sócio Honorário da Academia Brasileira de Odontologia, honraria concedida a personalidades que contribuíram para o engrandecimento da Odontologia brasileira nas áreas social, científica e política.
O evento será realizado na sede da Abo Bahia, - na rua Altino Serbeto de Barros, no bairro do Itaigara - a partir das 20 horas, com a presença do presidente da Academia, Placidino Brigagão, da Secretaria Geral, Irani Cabral Ribeiro e do orador oficial da entidade, Spyro Spyrides. Galvão é o terceiro profissional da Bahia a receber a mais alta honraria da odontologia nacional.
Antes dele, foram homenageados os cirurgiões - dentistas Germano Tabacof, professor e ex-reitor da Universidade Federal da Bahia e Benedito Silva, professor de cirurgia da UFBA. Normalmente, o título é entregue na sede da Academia, no Rio de Janeiro. Desta vez, atendendo pedido do próprio homenageado, a solenidade será realizada em Salvador, no salão nobre da ABO Bahia.
Ao longo de mais de 50 anos de atividade, Avilmar Passos Galvão participou
de vários projetos destinados à saúde bucal na Bahia e no Brasil. Além de realizar intenso trabalho de ação social em favor das comunidades carentes de Salvador.
Nascido em Rio Branco, capital do Acre, Galvão fixou residência em Salvador ainda jovem, onde graduou - se cirurgião – dentista pela Universidade Federal da Bahia. Recebeu o título de Cidadão Soteropolitano, em 1996, honraria concedida pela Câmara Municipal de Salvador. É membro da ABO-BA desde a fundação.
Presidiu a entidade por 15 anos e, durante sua gestão, construiu a atual sede que é referência no Nordeste com seus equipamentos modernos, 53 consultórios e serviços de atendimento gratuito à população carente de Salvador e mesmo de cidades do interior da Bahia
“O título de sócio honorário da Academia Brasileira de Odontologia é, para mim, o coroamento de uma longa carreira profissional. Dediquei minha vida à odontologia e esse prêmio, assim como todos os quem conquistei ao longo dos anos, muito me honra e me alegra”, salienta Avilmar passos Galvão, que recentemente, aos 70 anos, concluiu o mestrado em Odontologia na Fundação Bahiana para Desenvolvimento das Ciências (FBDC).
Por: Sergio Toniello
Nenhum comentário:
Postar um comentário