A Secretaria Municipal da Reparação (SEMUR) divulgou a agenda afirmativa com as atividades que serão realizadas em Salvador, em comemoração ao mês da consciência negra. Com uma programação extensa contendo eventos promovidos por instituições públicas, privadas e da sociedade civil, a SEMUR visa congregar as ações e enfatizar a mobilização para a reafirmação da identidade da comunidade negra.
As atividades, desenvolvidas durante todo o mês de novembro, tem o objetivo de lembrar a luta de Zumbi dos Palmares (morto em 20 de novembro de 1695) em defesa dos direitos do povo afrodescendente. A data foi intitulada como o Dia da Consciência Negra, celebrada desde a década de 60, dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.
Segundo o secretário da Reparação Ailton Ferreira, a agenda afirmativa "Novembro da Consciência Negra" é a assimilação por parte da Prefeitura de Salvador das atividades que visam a afirmação política do movimento negro brasileiro.
“No entanto, ela não esgota a agenda de compromissos das Políticas de Reparação e promoção da igualdade racial. A nossa tarefa é cotidiana, é permanente, enquanto permanecerem as desigualdades sociais criadas pelo racismo e suas manifestações estruturais”, enfatizou o secretário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário