sábado, 25 de agosto de 2012

MELHOR ESCOLA MUNICIPAL DE SALVADOR FAZ PLANOS PARA NOTA MELHOR NO RANKING DO IDEB

Os muros com traços de pichação da Escola Municipal Metodista Susana Wesley, na Boca do Rio, escondem uma realidade diferente atrás dos portões. Em dois anos, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), da escola aumentou de 4,8, em 2009, para 5,8. Com esse índice, a escola aparece na liderança do ranking das escolas municipais de Salvador. E eles não estão satisfeitos. “Esperávamos mais. A nossa meta era 6”, revela a diretora da instituição Maria José Pires.

Atrás do muro, um prédio distinto, uma quadra e uma grande área dão mostras de como a escola é diferenciada. Além das disciplinas básicas, os 750 alunos têm aulas de música e dança uma vez na semana, sempre relacionadas ao assuntos dados nas demais disciplinas. Há ainda salas específicas para diferentes projetos pedagógicos, como matemática, letramento, escrita e o Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI).

O PEI acompanha crianças com dificuldades de acompanhamento. Na escola é coordenado pela professora Luana Souza. “Nós ensinamos a criança como fazer um planejamento, fazendo relações com a vida dos alunos”, explica. Cadeirante, Gustavo Valente, 10, chegou à escola no início do ano com dificuldades motoras e na fala.

A escola ainda não está totalmente pronta para ele - não há rampas e o material didático usado por ele, como lápis e pincéis, precisa ser confeccionado à mão pelas professoras. No entanto, há um esforço de todos e a programação das aulas de Gustavo é adaptada. Além disso, o garoto também é acompanhado pessoalmente por uma auxiliar de classe. “Todo dia com ele é um novo dia”, afirma a professora Scheila Carvalho. (As informações do Correio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário