segunda-feira, 27 de agosto de 2012

VANS TRANSPORTAM ESTUDANTES SEM AUTORIZAÇÃO EM SALVADOR

O embarque e desembarque de estudantes na porta das escolas da capital baiana foram acompanhados durante duas manhãs por uma equipe de A TARDE. Em cerca de seis unidades situadas no centro da cidade, foram flagrados cerca de dez casos de infrações, cometidas por condutores de vans que fazem transporte escolar. Dentre as irregularidades, veículos sem plotagem, identificação e alvará, além de carros estacionados em locais proibidos.

Em alguns casos, os motoristas chegavam a deixar os veículos estacionados no local por até 20 minutos. Em outros, as vans paravam no meio da via, atrapalhando o trânsito e colocando em risco a vida dos estudantes, que precisavam atravessar entre carros em movimento para chegar até os veículos que os esperavam. Em nenhuma escola visitada, havia fiscal da Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador), que regula o trânsito na capital.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Transalvador, 900 veículos que prestam o serviço de transporte escolar são cadastrados na prefeitura. Mensalmente, o órgão chega a notificar cerca de 16 motoristas infratores. Entre as irregularidades mais comuns estão a ausência de autorização para circular e vistoria pendente.
Segundo informações do órgão, somente os condutores que tiveram os veículos vistoriados podem circular livremente e oferecer este tipo de serviço.

Para obter a licença, é preciso passar por um processo de vistoria dividido em duas etapas. Na primeira, o condutor deve apresentar documentos que comprovem a ausência de multas, além do licenciamento atualizado, o comprovante de pagamento da contribuição sindical e a Carteira Nacional de Habilitação da categoria D - voltada para condutores de veículos motorizados utilizados no transporte de mais de oito passageiros. (As informações do A Tarde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário