Um dos mais citados e cantados poetas brasileiros, Vinicius de Moraes completaria 100 anos hoje. Para celebrar essa importante data, será realizada uma série de eventos por todo o país. No bairro baiano mais amado pelo autor de Soneto da Fidelidade, acontece o show Tarde em Itapuã, das 16h às 18h, na praça Vinicius de Moraes. O evento gratuito e aberto ao público reúne 12 artistas, que, segundo Luzia Moraes, produtora da festa, “não vão cantar outra coisa além de Vinicius”.
Sidney Magal canta Minha Namorada, música feita para Gessy Gesse, ex do poeta. “Esse é o único nome nacional, as outras atrações são a genuína MPB baiana”, conta Luzia.
Carla Visi interpreta Garota de Ipanema. Inclusive, ela mesma, a diva Helô Pinheiro, estará presente ao evento. Firminho de Itapoã apresenta o samba mais famoso de Vinicius, a música Samba da Bênção, cuja letra ensina que “Para fazer um samba com beleza, é preciso um bocado de tristeza”. Alexandre Leão interpreta Regra 3, e Stella Maris, Canto de Ossanha. No encerramento, todos sobem ao palco para relembrar Tarde em Itapuã.
o evento, será lançado o livro A Minha Vida com o Poeta, de Gessy Gesse, o amor baiano de Vinicius, pela editora Solisluna. “Eu descrevo Vinicius na intimidade, um lado dele que poucas pessoas tiveram oportunidade de conhecer”, explica Gessy. A capital também homenageia Vinicius com a exposição O Haver - Pinturas e Músicas para Vinicius, em cartaz na Caixa Cultural, que reúne telas inspiradas no poema O Haver, do Poetinha. Nomes como Chico Buarque e Paulinho da Viola coassinam as obras.
No restaurante Amado, amanhã, às 14h, a homenagem será dupla, a Vinicius e ao cantor e compositor Dorival Caymmi. A cantora Ana Mametto apresenta um show intimista que revisita os clássicos de ambos os mestres. Capinam e Jorge Portugal declamam poemas. Na internet, o Multishow (multishow.com.br) produz a websérie Mais Vinicius, Por Favor, que estreia terça-feira. Ao longo de seis episódios, exibidos sempre às terças, o documentário vai mostrar o desenvolvimento de quatro versões de canções compostas por ele, na ótica de quatro bandas: Mahmundi, Baleia, Ordinarius e Facção Caipira.
Além do processo criativo, a série também vai mostrar entrevistas com pessoas que conheceram o artista, como suas filhas Georgiana e Maria, o compositor Carlos Lyra, a cantora Miúcha, entre outros. Boêmio inveterado, Vinicius de Moraes era visto sempre com um copo de uísque na mão. Ele morreu em 9 de julho de 1980, em casa, após passar mal na banheira. (As informações do Correio)
Nenhum comentário:
Postar um comentário