Três ações recentes da prefeitura do Salvador para melhorar o trânsito não obtiveram o êxito esperado. Diante dos resultados negativos, a Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador) suspendeu a implantação da faixa exclusiva para ônibus nas avenidas Juracy Magalhães e ACM e a interdição do acesso do Costa Azul e Stiep pela avenida Tancredo Neves.
Além disso, o órgão reajustou o horário de funcionamento da Faixa Solidária, na Boca do Rio, exclusiva para veículos com mais de um passageiro. As alterações impactaram diretamente a rotina dos motoristas e usuários de transporte público.
O diretor de trânsito da Transalvador, Marcelo Correia, considera que os ajustes e suspensões são naturais, do ponto de vista técnico. É ao colocar em prática que, segundo ele, se podem verificar os "efeitos colaterais".
"Avaliamos se o remédio está de acordo, se exagerou a dose ou se foi prescrito a menos. É justamente na fase de monitoramento que se faz esta avaliação", afirma. No entanto, a especialista em trânsito Cristina Aragon acredita que os testes realizados pelo órgão não podem penalizar a população.
"Hoje, existem programas de simulação de trânsito, que servem para prever as consequências de qualquer mudança e, assim, ajudar os responsáveis a tomar decisões. Faltam instrumentos desse tipo na atual gestão", diz.
Reativação - Apesar das críticas, Marcelo Correia afirma que as intervenções suspensas poderão ser reativadas a qualquer momento. Segundo ele, todas as ações são planejadas e estudadas por especialistas de trânsito do órgão.
"Após a conclusão das obras da avenida Paralela (no bairro do Imbuí), podemos pensar em retomar a faixa exclusiva de ônibus na ACM e na Magalhães Neto, por exemplo. Ela funcionou bem pela manhã. O problema foi o pico durante a tarde, que gerou engarrafamento", disse. (As informações do A Tarde)
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