Se você pretende colher todos os benefícios de se tornar um servidor federal, não faltarão oportunidades em 2014. Isso porque, segundo previsão do governo federal, até 58 mil vagas para provimento em concurso público poderão ser abertas ao longo do ano. Esse número é bem maior que o do ano passado, quando a previsão era que 49 mil vagas fossem abertas.
Até o momento, pelo menos 11.474 vagas já foram oficialmente autorizadas pelo Ministério do Planejamento. Somente esta semana, um novo concurso foi autorizado e um edital foi publicado. Na Casa dos Concursos, estudantes faziam, ontem à tarde, um simulado durante a aula de redação. Sede do cursinho se localiza na Pituba
A previsão do provimento de mais de 58 mil vagas é da Lei Orçamentária Anual (LOA), publicada no Diário Oficial da União de anteontem. A maioria das vagas previstas (47.112) é no Poder Executivo, que inclui a Presidência da República, os ministérios e seus órgãos. As outras 11.093 vagas divididas entre o Legislativo, o Judiciário e o Ministério Público da União.
Segundo o Ministério do Planejamento, se todas as vagas do Executivo forem ocupadas, os gastos extras serão de R$ 2,053 bilhões anuais, no caso de novos quadros, e de outras R$ 224,9 milhões, para substituição de terceirizados.
No entanto, a LOA determina um número máximo de vagas e nem todas têm obrigatoriedade de ser abertas. No Poder Executivo, por exemplo, havia a previsão de abertura de 40,8 mil vagas no ano passado, das quais 28,1 mil foram preenchidas. (As informações do Correio)
Nenhum comentário:
Postar um comentário