Em 2013, Salvador destacou-se nacionalmente por ser o município que mais inscreveu alunos, em todo o país, em cursos gratuitos de qualificação profissional oferecidos em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Ao todo, a Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS) garantiu vagas para 13.514 beneficiários do Bolsa Família e seus dependentes, e demais pessoas que possuam perfil no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadúnico). Para 2014 já estão garantidas nove mil vagas e 21 diferentes cursos de formação profissional.
As pré-matrículas estão sendo realizadas nos postos do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (SIMM), das 8 às 17 horas. A ideia, segundo o secretário Mauricio Trindade, gestor da SEMPS, é superar os números obtidos ano passado: “ Assim que as nove mil vagas forem preenchidas faremos nova pactuação com os Ministérios do Desenvolvimento Social e do Trabalho e Emprego abrindo novas oportunidades. Nossa meta é garantir matriculas para os cursos de capacitação a todos os interessados e ultrapassar os já excepcionais números de 2013 ”, explica o Secretário.
CURSOS DISPONIBILIZADOS - Na primeira etapa de pré matriculas, a SEMPS oferece 1509 vagas para cursos de encanador, instalador predial, pedreiro de alvenaria, pintor de obras, auxiliar de transporte, movimentação e distribuição de cargas, operador de pá carregadeira, montador de móveis, mecânico de freios, suspensão e direção de veículos leves, almoxarife de obras, mecânico de máquinas industriais, eletricista industrial, assistente de planejamento e controle de produção, agente de observação de segurança atendente de nutrição, auxiliar administrativo, balconista de farmácia, organizador de eventos, auxiliar de cozinha, pizzaiolo, copeiro hospitalar, higienista em serviços de saúde, recepcionista em serviços de saúde, manicure e pedicure, operador de caixa, auxiliar de recursos humanos e auxiliar financeiro.
As aulas serão ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) nas unidades dos Dendezeiros e Mouraria, e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) nas unidades da Pituba, Pelourinho, Rua Chile e Casa do Comércio, nos turnos matutino, vespertino e noturno.
REQUISITOS EXIGIDOS - Para candidatar-se a uma vaga é necessário apresentar originais do CPF, carteira de identidade, comprovantes de residência e escolaridade, além do cartão do Bolsa Família ou Número de Informação Social (NIS).
Os interessados devem ter no mínimo 16 anos e precisam comparecer a um dos postos do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra ( Simm) para fazer a pré-inscrição. Os postos do SIMM funcionam no Comércio - Rua Miguel Calmon, 382; no Cabula - Praça da Mangueira, 84; em Cajazeiras - Estrada do Coqueiro Grande, 1.902 e na Boca do Rio - Rua Abelardo Andrade de Carvalho, 141, anexo ao Colégio Imeja.
Por: Sergio Toniello e Andrea Nascimento
Nenhum comentário:
Postar um comentário