Os usuários do sistema de transporte coletivo de Salvador vão pagar R$ 3 pela tarifa a partir de hoje, quando também começam a circular 300 novos ônibus da frota — composta por 2.700 veículos. O reajuste na tarifa é de R$ 0,20. A previsão da prefeitura era de que os coletivos zero-quilômetro operassem desde ontem.
Mas, segundo a Secretaria de Urbanismo e Transporte (Semut), eles não foram colocados nas ruas em razão do feriado, quando circulam apenas 60% dos ônibus. A nova frota vem identificada pela cor de cada região: os ônibus do consórcio Plataforma, responsável pelo Subúrbio e região, são amarelos; os coletivos do Ótima (Jaguaribe), que irão percorrer o miolo, verdes; e os ônibus que vão circular pelo eixo orla-centro, do consórcio Salvador Norte, azul.
A nova frota é equipada com GPS e possui câmbio automático. Nos novos coletivos, o embarque dos passageiros será feito pela porta dianteira — os coletivos antigos terão 12 meses para fazer a mudança. Outros 400 novos coletivos chegam às ruas até 31 de janeiro. Atualmente, a idade média dos veículos é de oito anos.
Com os novos coletivos, passa para 35 anos – pela licitação do sistema público de transporte deste ano, a obrigação é que o tempo não passe de quatro anos. Outra novidade é que o passageiro pode acompanhar o percurso de 33% da frota que está equipada com GPS e descobrir quanto tempo falta para o veículo chegar ao destino ou ao ponto. Basta fazer o download do aplicativo SIU Mobile SSA, disponível na App Store e na Google Play. (As informações do Correio)
Nenhum comentário:
Postar um comentário