Você sabia que "boqueiro" é o nome dado ao profissional que realiza pesquisas sobre o voto do eleitor para elaborar a projeção do resultado das eleições? Sabia que o "fósforo" não tem só a ver com cozinha, mas também é termo designado para a pessoa que vota no lugar de um eleitor, ou seja, um impostor?
Muito além de explicar o que é comício e boca de urna, o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), lançou o Glossário Eleitoral, serviço online que dispõe de mais de 300 verbetes de termos usados pela Justiça Eleitoral, veículos de comunicação e propaganda partidária, e que já pode ser acessado no próprio site do órgão.
A ferramenta é ideal para quem tem dificuldades em entender conceitos, definições, referências doutrinárias e informações históricas sobre os sistemas e processos eleitorais do Brasil, principalmente por ser ano de eleições. O projeto foi desenvolvido a partir da observação de um jornalista e pela Coordenadoria de Biblioteca da Secretaria de Gestão da Informação do TSE.
De acordo com o Tribunal, o objetivo do glossário é ajudar o entendimento de um público amplo – jovens, futuros eleitores, candidatos e eleitores em geral; assim como advogados e profissionais da imprensa – com foco em conscientizá-los da importância do voto, e contribuir para torná-los cidadãos com participação responsável na vida política do país. (As informações do A Tarde)
Nenhum comentário:
Postar um comentário