quinta-feira, 23 de agosto de 2012

EM PRONUNCIAMENTO, IMBASSAHY CHAMA ATENÇÃO PARA ABAIXA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NA BAHIA

Em pronunciamento nesta quinta-feira, 23, na Câmara Federal, o Deputado Imbassahy condenou o baixo desempenho do Brasil e da Bahia no IDEB, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, que mede a qualidade da educação nas redes privada e pública com base no rendimento escolar, taxas de aprovação, reprovação e abandono escolar, apresentado na ultima terça-feira pelo MEC.

Segundo o deputado os índices apresentados não há o que comemorar "A média das escolas no ensino médio é de 3,7, o que significa que o Brasil foi reprovado na etapa final da educação básica. Como se vê, a qualidade da educação não avançou , ao contrário, houve uma estagnação. Em relação a 2007, o Brasil cresceu apenas 0,1 ponto, um crescimento absolutamente pífio" destacou.

Em relação a Educação na Bahia o Imbassahy classificou como descaso "Na Bahia o IDEB revelou com precisão o completo descaso com a educação, tanto no ensino fundamental, como no ensino médio. O pior desempenho do IDEB nos anos iniciais do ensino fundamental foi o da Bahia que teve quatro escolas figurando na lista das 10 piores do Brasil. Nos anos finais do ensino fundamental a educação na Bahia também foi reprovada com três escolas na lista das 10 piores do país e ocupando a 1ª posição nesse triste ranking da pior escola, com a Escola Estadual 29 de março, localizada em Salvador" pontuou.

Imbassahy também demonstrou preocupação com relação a próxima avaliação do MEC, depois da greve dos professores na Bahia que durou 115 dias "Se o quadro da educação na Bahia se revelou preocupante em 2011, em 2012, ao que tudo indica, a situação se agravará. Em outros Estados como Minas e São Paulo, bem avaliados no IDEB, os alunos da rede pública estão próximos de concluir mais um ano letivo. Na Bahia, no entanto, as aulas só começaram há poucos dias após uma greve que durou 115 dias e expôs claramente a incompetência do Governo do PT" concluiu.

Ele também chamou a atenção para os bons exemplos das escolas do município de Mata de São João e do Colégio Militar da Bahia. De acordo com dados do Ministério da Educação, Mata de São João registrou o maior IDEB da 1ª à 4ª série do ensino fundamental passando de 2,5, em 2005, para 4,8 em 2011, um dos maiores crescimentos do Brasil. Já o Colégio Militar da Bahia registrou nota 7,2, sendo o melhor posicionado na Bahia e sexto colocado no Brasil, segundo o IDEB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário