Em uma sinalização de possível greve, os estivadores independentes do Porto de Salvador iniciam uma operação tartaruga esta semana, após decisão em assembleia. De acordo com o Sindicato dos Estivadores, o Terminal de Contâineres (Tecon Salvador) – operado pelo grupo Wilson Sons terá suas operações praticamente paralisadas. O setor acusa o Terminal de descumprir um acordo coletivo firmado pelo Ministério Público do Trabalho. Segundo a entidade sindical, o Tecon se recusa a empregar os estivadores avulsos.
“Fechou a porta para o trabalhador avulso, o que fez com que o Ministério Público do Trabalho ingressasse com uma ação perante o Tribunal do Trabalho para anular um acordo que era nocivo aos trabalhadores, reestabelecendo a vigência do acordo anterior, que é mais benéfico aos trabalhadores e que o Tecon se recusa a cumprir mesmo já tendo sido multado pela justiça”, afirma Antonio Correia, presidente do sindicato.
Conforme Correia, o trabalhador portuário avulso tem jornada de trabalho de 6 horas, enquanto os estivadores empregados têm jornada de 8 horas, além de remuneração menor. Por tal motivo, o Tecon prefere trabalhar somente com estivadores empregados celetistas, diz o sindicalista. (As informações do BN)
Nenhum comentário:
Postar um comentário