sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

SUPERCÂMERA VAI FAZER PELA PRIMEIRA VEZ MONITORAMENTO NA BARRA

A grande novidade no setor de videomonitoramento da Central de Operações do Carnaval (COC), inaugurado na manhã de ontem, é uma supercâmera que vai vigiar e filmar, em alta definição, o trecho entre o Farol da Barra e o Cristo, do circuito Dodô. Denominado GroundEye, o equipamento tem tecnologia israelense e será utilizado pela primeira vez no Brasil para fortalecer a segurança do folião. O equipamento pode identificar ocorrências e auxiliar na identificação dos responsáveis.

Segundo a assessoria da empresa que representa o sistemas no Brasil, a AEL Sistemas, o equipamento foi desenvolvido para monitorar amplas áreas e conta com um número mínimo de cinco câmeras que atuam simultaneamente, gerando imagens de altíssima resolução para os monitores.

“Nosso objetivo é demonstrar, na prática, o potencial desse equipamento para ajudar as forças de segurança a assegurar tranquilidade em grandes eventos”, disse Vitor Neves, vice-presidente da empresa. “Os órgãos envolvidos podem usar as imagens para fazer segurança em tempo real”, acrescentou Neves.

O equipamento será instalado na região de concentração dos trios elétricos na Barra e, segundo a empresa, caso toda extensão do circuito fosse em linha reta, o alcance total seria o monumento das Gordinhas, em Ondina. A GroundEye permite retroceder as imagens, auxiliando na identificação da origem das ocorrências. O material captado pelo sistema é enviado, via fibra óptica, para o COC, onde os órgãos responsáveis podem ser imediatamente acionados.

A supercâmera está sendo trazida para o Carnaval de Salvador através de uma parceria entre a prefeitura e a empresa AEL Sistemas. A prefeitura programa para hoje o lançamento do equipamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário