segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

PEQUENAS EMPRESAS TÊM MAIS DE R$ 1 MILHÃO EM CRÉDITO

As micro e pequenas empresas são as maiores empregadoras do Brasil. Elas representam 98% das firmas constituídas e movimentam a economia local, dando fôlego a novos negócios. Por isso, o aporte de recursos voltados para viabilizar o crédito para esse segmento é crescente a cada ano no país. Na Bahia, o aumento da liberação de crédito pelas instituições bancárias e de fomento foi, em média, de 40%, de 2012 para 2013. Para 2014, mais de R$ 1 milhão deve ser contratado em crédito para os empreendedores baianos.

Esse volume representa apenas os recursos de duas instituições - Banco do Nordeste e Desenbahia (Agência de Fomento do Estado da Bahia) -, sendo que a liberação deve ultrapassar esse valor, com empréstimos realizados por outros bancos, tanto públicos quanto privados, para viabilizar o incremento dos micro e pequenos negócios.

Mas, antes de seguir para a solicitação de crédito, os pequenos empresários devem se cercar de cuidados. Afinal, qual o melhor momento para buscar os serviços financeiros e quais linhas de crédito acessar? Quanto e onde? A analista da unidade de acesso a mercado e serviços financeiros do Sebrae, Adriana Pereira, afirma que, antes de decidir pelo empréstimo, as empresas precisam estar conscientes de sua necessidade de financiamento.

Até porque, na tomada do empréstimo, os empresários têm encontrado um mercado aberto para negociação. Os bancos e instituições de fomento têm todo interesse em trabalhar com as micro e pequenas empresas devido à taxa de inadimplência baixa, cuja variação fica entre 0,5% e 1,5%. Uma vez tomado o financiamento, é importante direcionar a quantia no plano previsto, salienta o gerente comercial da Desenbahia, Marko Svec. (As informações do A Tarde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário