sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

PREFEITO ENTREGA CHAVES DA CIDADE AO REI MOMO

O Rei Momo já comanda a folia durante o Carnaval de Salvador. O prefeito ACM Neto entregou ao nobre Renildo Barbosa as chaves da cidade, no circuito do Campo Grande. Também participaram do ato simbólico a vice-prefeita Célia Sacramento, a Rainha Taiana Paim e as princesas Mariana da Silva Rebouças e Ana Célia Trindade, que chegaram exalando beleza no Camarote Oficial da Prefeitura. Depois, o prefeito, folião nato, caiu na folia ao som de Psirico, primeira atração do circuito, tocando sem cordas.

História – Momo, na mitologia grega, era o deus do sarcasmo e do delírio. Numa das mãos segurava uma máscara e na outra uma boneca. Tinha um jeito despojado e vivia tirando sarro dos outros deuses. De tanto aprontar terminou sendo expulso do Olimpo, a morada dos deuses. Gregos e romanos terminaram por incorporar a figura do deus a comemorações. Acredita-se que veio da Grécia a imagem do Rei Momo como um homem com sobrepeso.

Na Roma antiga, era eleito Rei Momo o soldado mais belo, que se divertia até se exaurir. Ao final da festa, o monarca deveria ser sacrificado e, no ano seguinte, era eleito um novo rei. No Brasil, a tradição de escolher um monarca como representante do Carnaval começou pelo Rio de Janeiro, em 1933. O jornalista Morais Cardoso foi o primeiro a ocupar o trono, tendo permanecido até sua morte, em 1948. Hoje, várias cidades elegem seus reis momos para comandar a cidade durante os festejos de Carnaval.

Nenhum comentário:

Postar um comentário