sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

PREFEITURA APRESENTA EQUIPAMENTO ISRAELENSE DE MONITORAMENTO

O Carnaval de Salvador, que reúne um público de aproximadamente duas milhões de pessoas, contará com um equipamento inédito de segurança no país, utilizado para monitoramento: o GroundEye. O dispositivo irá monitorar toda a extensão do circuito Barra/Ondina, onde desfilam os trios elétricos, usando mais de cinco lentes de altíssima definição, que gravam e armazenam as múltiplas imagens do local. Fabricado pela israelense Elbit, o equipamento vai ser utilizado pela Prefeitura para auxiliar nas ações que visam a segurança dos foliões. O GroundEye e sua operação serão apresentados à imprensa nesta sexta-feira (28), às 14h, na sede da Cogel (Rua Macapá, 271, Ondina).

O dispositivo, uma espécie de “Big Brother” do Carnaval baiano, foi instalado no Farol da Barra, no início do circuito Barra-Ondina. As imagens captadas pelo equipamento serão enviadas, por fibra ótica, para o Centro de Comando e Controle da Prefeitura, localizado na sede da Cogel. A novidade permite maior celeridade e precisão das forças de segurança e disponibiliza recursos de busca de ocorrências passadas, permitido análise detalhada de eventos.

A Companhia de Governança Eletrônica de Salvador (Cogel), que durante o ano monitora a cidade priorizando o trânsito, desde dezembro de 2013 prepara o trabalho do Carnaval. Toda a fibra ótica que atende a Prefeitura de Salvador foi requalificada para garantir melhorias ao serviço. Somadas as câmeras da Cogel com as da Secretaria de Segurança Pública (SSP), será feito o compartilhamento de imagens com cerca de 220 equipamentos espalhados pela cidade, sendo que 150 nos circuitos do Carnaval.

Nenhum comentário:

Postar um comentário