quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

EQUIPES DA SEMPS INICIAM NESTA QUINTA ABORDAGENS NO CIRCUITO DO CARNAVAL PARA COIBIR TRABALHO INFANTIL

A partir desta quinta feira (27) as 20 equipes de abordagem da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS) começam suas atividades no circuito do carnaval com o objetivo de combater, enfaticamente, a exploração do trabalho infantil, especialmente por parte dos comerciantes ambulantes que têm permissão para trabalhar no circuito. No primeiro momento os pais e responsáveis serão orientados a deixar seus filhos em casa ou então nos abrigos montados pela SEMPS. Aqueles que insistirem em utilizar os menores nas suas tarefas ou mesmo deixarem que eles perambulem e durmam nas ruas e avenidas, terão suas mercadorias e equipamentos perderão a licença e não mais poderão trabalhar.

As equipes de abordagem da SEMPS serão compostas por cinco profissionais - um assistente social ou um psicólogo e quatro educadores - mantendo plantões 24 horas por dia tanto na região do Campo Grande quanto na região da Barra/Ondina, com apoio dos conselhos tutelares, das Policias Militar e Guarda Municipal e das equipe da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEMOP) . A ideia, segundo o Secretário Mauricio Trindade, gestor da SEMPS, é dobrar os números do ano passado quando foram realizadas 6.438 abordagens que resultaram no abrigamento de 256 crianças, no reencaminhamento de 2014 para residências de parentes e na concessão de 141 cestas básicas.

“Em 2013 o abrigamento e a retirada de crianças das ruas foi feito na base do dialogo com pais e responsáveis. Este ano não tem conversa: quem descumprir a determinação da Prefeitura e insistir em levar menores para o trabalho sujeitando- os, inclusive, à violência sexual, simplesmente perderá todas as mercadorias e será imediatamente retirado do circuito”, enfatiza Mauricio Trindade.

LOCAIS DE ACOLHIMENTO - O acolhimento institucional temporário será realizado em quatro abrigos da SEMPS distribuídos em pontos estratégicos do circuito, com capacidade para atender 360 crianças e adolescentes. Os abrigos funcionarão das 19 horas de quinta-feira (dia 27 de fevereiro) até às 15 horas da quarta–feira, (dia 04 de março).

Circuito Centro
• Escola Municipal Permínio Leite: Rua Democrata, 168;
• Escola Estadual Senhor do Bonfim: Rua General Labatut, s/n, Barris;

Circuito Barra/Ondina
• Centro Integrado de Apoio à Criança e ao Adolescente (CIAC): Rua do Corte Grande – Alto de Ondina.
• Creche Calabar (Rua Maria Pinho, S/N).

Nos abrigos, as crianças e adolescentes participarão de várias atividades educativas e lúdicas ao longo do dia, farão a higiene pessoal e cinco refeições diárias, sempre orientados e acompanhados por educadores e nutricionistas. As pessoas que presenciarem situações de violação de direitos poderão registrar sua denúncia, informando o local, para que uma equipe de abordagem possa tomar as devidas providências.

Telefone: Abordagem social: (71) 9987-5147 / Denuncias contra a violação de direitos de Crianças e Adolescentes: (71) 9623-4955.

Por: Sergio Toniello e Andrea Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário