O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vai fazer o juramento oficial de posse em uma cerimônia pequena e privada na Casa Branca neste domingo, 20, estabelecendo um tom mais moderado para sua festa ante sua histórica posse de há quatro anos. Obama ainda será empossado publicamente fora do Capitólio dos EUA na segunda-feira com toda a pompa tradicional, mas esse evento será principalmente para exibição.
Tecnicamente, o evento deste domingo é o único que conta realmente de acordo com a Constituição norte-americana, que determina que o presidente deve tomar posse em 20 de janeiro.
Em comparação com a atmosfera na primeira posse de Obama, o clima será diferente desta vez.
A luta eleitoral amarga em 2012, o desemprego persistentemente elevado e confrontos fiscais - tanto no passado e ainda se aproximando - moderaram a esperança que Obama simbolizava quando assumiu o cargo depois de obter a vitória em um manto de mudança como o primeiro presidente negro dos EUA.
Desta vez se espera que as multidões sejam menores e o entusiasmo em torno do caso diminuída.
"Para muitas pessoas, esta é uma espécie de chapéu velho", disse Russell Riley, um especialista em retórica presidencial na Universidade de Virgínia. "A novidade e excitação em torno da primeira posse do presidente deu lugar a realidade política."
Neste domingo, após uma cerimônia de colocação de coroa de flores no Cemitério Nacional de Arlington, Obama será empossado na Casa Branca. Essa parte será privada - exceto por uma presença limitada da mídia - com uma pequena platéia formada principalmente por membros familiares. (As informações da Agência Reuters)
Nenhum comentário:
Postar um comentário