quarta-feira, 1 de maio de 2013

PAPA PEDE POR EMPREGOS E CRITICA "ESCRAVIDÃO" EM BANGLADESH

Em audiência realizada na praça de São Pedro hoje, Dia do Trabalho, o papa Francisco pediu aos governantes um esforço para gerar empregos e afirmou que o desemprego é consequência de um pensamento econômico que omite “regras da justiça social”. “Penso nas dificuldades do mercado de trabalho nos distintos países. Penso nas pessoas, não só jovens, que estão sem emprego, geralmente por causa de uma visão econômica da sociedade fundada no lucro egoísta, fora das regras da justiça social”, afirmou, diante de milhares de fieis, em audiência na praça de São Pedro.

O papa também condenou o trabalho escravo das vítimas do desabamento de um edifício da indústria têxtil, em Bangladesh, que matou mais de 400 pessoas, informou a rádio Vaticano. “A manchete que me chocou de verdade no dia da tragédia de Bangladesh foi “viver com 38 euros [R$ 100] ao mês”. Era o que recebiam todas as pessoas que morreram. É o que se chama de trabalho escravo”, disse o pontífice. “Hoje, no mundo, essa escravidão ataca algo belo que Deus nos deu: a capacidade de criar, de trabalhar, de ter dignidade. Quantos irmãos e irmãs estão nesta situação!”, disse.

“Não pagar honradamente, não dar um trabalho porque apenas se levam em consideração os resultados financeiros, porque apenas se busca a ganância, é contra Deus”, disse. “Há muitas pessoas que querem trabalhar, mas não podem. Quando uma sociedade se organiza de maneira que todos não têm a possibilidade de trabalhar, esta sociedade não é justa”, ressaltou o pontífice. Como de costume, o pontífice circulou pela praça de São Pedro em um jipe branco. Sob vivas e aplausos, o papa abençoou os presentes, beijou bebês e abraçou idosos e doentes. (As informações da Folhapress)

Nenhum comentário:

Postar um comentário