sábado, 9 de outubro de 2010

CHILE: PERFURADORA CHEGA AO LOCAL ONDE MINEIROS ESTÃO SOTERRADOS


O poço pelo qual serão içados os 33 mineiros presos em uma mina de cobre no Chile foi finalizado na manhã deste sábado (9). A perfuradora T-130, do plano B de resgate, chegou ao local às 8h03 locais (9h03 de Brasília), na Mina San José, próximo à cidade de Copiapó, no norte do país.

Os parentes dos mineiros subiram à montanha e comemoraram aos gritos de 'Chi, chi, chi, le, le, le!'. Um sino soava, comemorando a abertura do túnel. Agora, os engenheiros responsáveis pelo resgate precisam decidir se vai ser preciso ampliar o túnel com um cilindro de metal, antes que seja iniciada a subida dos mineiros, o que poderia ocorrer já a partir da terça-feira.

Nos últimos dias, os mineiros, presos desde um acidente em 5 de agosto, fizeram atividades físicas mais intensas para se preparar para o resgate. Eles devem ser submetidos a uma dieta de alimentos sólidos seis horas antes de subir. Um médico e um mineiro serão os primeiros a descer, revezadamente, à mina. No máximo, vão descer três pessoas de cada vez. (As informações são do G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário