segunda-feira, 18 de outubro de 2010

CAMAÇARI: CAMPANHA ALERTA PARA O DIAGNÓSTICO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA

O combate ao câncer de mama ganha mais força a partir de segunda-feira (18/10), com o lançamento oficial da campanha Outubro Rosa. A cerimônia acontece às 18h, na praça Desembargador Montenegro, que já está decorada com iluminação rosa em alusão às atividades.

O Centro de Oncologia de Camaçari (Ceonc) estima realizar cerca de mil mamografias no período da campanha. O exame é de extrema importância para o diagnóstico do câncer de mama. Entre as ações programadas está a montagem de um estande para conscientização e educação em saúde. O espaço funcionará entre os dias 20 e 22 deste mês, na praça Desembargador Montenegro.

De acordo com a coordenadora do Ceonc, Luciana Jaqueline, durante a campanha será destacada a importância do auto-exame. “Através do toque das mamas a mulher pode verificar a presença de qualquer alteração que possa ser um indício de câncer”, esclarece.

Além da orientação à população está prevista a capacitação dos profissionais de saúde do Município. O treinamento ocorre nos dias 25 e 26 deste mês, no auditório da Secretaria do Governo (Segov). O primeiro curso será destinado aos agentes comunitários de saúde. No dia 26 é a vez dos demais profissionais da área.

Em todas as cidades do mundo que integram o Outubro Rosa são eleitas as madrinhas da campanha. Em Camaçari, a escolhida foi a presidente da Câmara Municipal, a vereadora Luiza Maia (PT), pelo trabalho que desenvolve em favor das mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário